Livro - Inteligência Emocional Para Sucesso Nas Vendas

Como vendedor (e todos nós somos um pouco de vendedores) é preciso dominar muitas técnicas a fim de obter o fechamento da venda.

Para alguns isso é relativamente fácil, para outros, vender é algo tão difícil que acabam partindo para áreas de trabalho onde nem com clientes é preciso conversar.

A recomendação de livro que faço hoje é para quem tem dificuldade em vender, mas acredita que dominar essa arte irá fazer total diferença em sua vida profissional (e pessoal).

O livro Inteligência Emocional Para Sucesso Nas Vendas, da autora Colleen Stanley e lançado no Brasil pela M.Books, é excelente do começo ao fim.

Já aviso de antemão que este livro contém muito conteúdo e, portanto é bom dividir a leitura em alguns dias, caso contrário a confusão das ideias é certa.

Sobre o livro

Inteligência Emocional Para Sucesso Nas Vendas é um verdadeiro estudo de caso do trabalho da Colleen Stanley em sua empresa especializada em treinar vendedores para aumentar suas vendas a partir da inteligência emocional.

Ela aborda todas as dificuldades que os vendedores passam em suas carreiras – tenho certeza que em alguma parte do livro você irá se identificar de alguma maneira – e como resolver cada situação da melhor forma.

A autora, além de elucidar todas as dificuldades que os vendedores passam com clientes, ainda mostra um o exemplo em que aquela dificuldade foi resolvida com alguém.

Cada capítulo tem de 2 a 4 exemplos de casos reais, assim o leitor passa a confiar nas informações e entender que cada explicação faz sentido. É interessante perceber que a autora já passou diversos apuros, e hoje tem uma empresa onde lida com vendedores diariamente, ou seja, a experiência fala mais alto e é possível ter certeza que cada dica, se aplicada, irá trazer resultados satisfatórios.

Dica principal: “Faça perguntas!”

Se eu fosse resumir o livro em uma única palavra, então essa palavra seria “PERGUNTAS”.

Em 200 páginas a autora tenta mostrar que o sucesso nas vendas não está apenas no controle emocional do vendedor, mas sim em como este faz perguntas certas para seus clientes.

É meu amigo(a), fazer perguntas é a chave para ter dinheiro no bolso ou ser um vendedor frustrado.
No livro, você aprende como fazer as perguntas certas e identificar oportunidades em reuniões de negócios.

Vendedor Parceiro

A maioria das pessoas veem o vendedor como um cara chato, que irá ocupar seu tempo vendendo coisas desnecessárias. Mas, a verdade é que o vendedor gosta de vender sem antes preparar o cliente para dizer “sim”.

O controle emocional é fundamental e ao mesmo tempo difícil, pois em 90% dos casos onde o cliente se mostra não interessado no produto, o vendedor tende a reduzir preço e/ou foge da reunião.

Um ponto positivo para a Colleen Stanley em seu livro é ensinar como manter a postura e a inteligência para momentos em que o vendedor parece não estar preparado, e assim converte a venda pelo preço mais alto e deixando o cliente satisfeito.

Uma dica é dar algo de valor para seu cliente primeiro e somente depois fazer a oferta.

Isso é muito utilizado no Marketing Digital, e talvez você já tenha recebi um e-book ou um vídeo com uma dica legal, mas em seguida recebeu a oferta de algum curso online. Isso já aconteceu com você?

Ser parceiro do seu cliente faz total diferença, principalmente em vendas recorrentes. No livro você verá algo contraditório muitas vezes, que é entender quando não vender, quando desistir da reunião, como não perder tempo com clientes que nunca irão comprar de você, como entender a percepção do cliente sobre você vendedor.

Gatilhos mentais aumentam as vendas

No mundo digital é importante saber usar gatilhos mentais em cartas de vendas, e-mails, vídeos de vendas e negociações. Já no mundo offline, o livro aborda o mesmo assunto, mas sem usar esse termo.

Saber usar as palavras certas faz do vendedor certo tipo de “manipulador”, mas que funciona e casos reais de como usar esses gatilhos em reuniões que parecem perdidas.

Você compraria de si mesmo?

Essa é a pergunta que você deve tentar responder antes de comprar o livro Inteligência Emocional Para Sucesso Nas Vendas.

Aliás, eu recomendo demais esse livro, pois seus ensinamos passo a passo servem para todo tipo de vendedor, do iniciante ao mega milionário.

Sempre há algo novo para aprender, não é?

O livro é para todo público que deseja aprimorar suas vendas. Como trabalho com Marketing Digital, também recomendo para todos estes interessados.

Por fim, segue abaixo os links das lojas virtuais onde tem o livro: