Algumas pessoas acreditam que trabalhar através da internet é facílimo, que basta ligar o computador e pronto, eis que o dinheiro começa a entrar na sua conta bancária como num passe de mágica. A grande verdade é que trabalhar em casa e ganhar dinheiro através da internet não é tão fácil como querem acreditar alguns. Ganhar dinheiro honestamente sempre vai exigir esforço e dedicação, principalmente para quem está iniciando neste ramo de atividade. Como bem sabemos, existem várias formas para se ganhar dinheiro através da internet, e todas, ou pelo menos a maioria delas, sempre trará consigo algumas dificuldades. Vejamos:

#1. Distração de Familiares

Quando se trabalha em casa, a distração é uma das maiores dificuldades. Não raro alguém da família atrairá sua atenção, pedirá ajuda para algo, ou simplesmente ficará conversando com você. Se você se deixar levar, pode acabar ficando o dia inteiro de lero-lero, jogando conversa fora, e seu trabalho online acabará ficando por fazer. Para não distrair-se, você pode seguir algumas dicas, veja:

a) Reserve um quarto ou sala exclusivamente para o trabalho na internet;
b) Converse com seus familiares que moram na mesma casa, e explique-os que você está trabalhando e gostaria de não ser interrompido durante esse período. Converse com calma e procure não ofender os seus familiares queridos;
c) Faça alguns intervalos de pausa do trabalho durante o dia, e durante este período dê atenção a sua família.

#2. Distração Online

Não bastasse a distração com os familiares, quem trabalha pela internet ainda pode se distrair com coisas da própria internet. Quem nunca se viu horas e horas vendo vídeos divertidos no Youtube, por exemplo. Não há problema nenhum em ficar à toa online, mas não no período que você definiu para trabalho. Você precisa se policiar para não acabar usando o tempo que era destinado para o trabalho com distrações online. Quando você perceber que está à toa, pergunte-se, é isto mesmo que eu deveria estar fazendo ou eu estou gastando o meu tempo de trabalho em coisas erradas? Perguntar isso já deve fazer você retomar a consciência e voltar ao trabalho.

#3. Desânimo

O desânimo ocorre por que as pessoas tem uma ilusão sobre o trabalho na internet. Elas acreditam que vão ganhar dinheiro fácil, mas dinheiro fácil não existe, pelo menos não para quem é novato (leigo). Você precisa, para não desanimar, ter consciência que deverá estudar muito sobre o assunto, estudar sobre programas de afiliados, sobre criação de sites (indico o CMS WordPress) e sobre Otimização de Web sites (SEO). Além disso, você precisa entender que bons resultados só virão a longo prazo.

Levando em consideração todos os pontos de dificuldade que citei, bem como as dicas para superá-los, acredito piamente que você vai conseguir ir adiante, mesmo que varando a sombra dos próprios erros. É importante não desistir nunca, e a cada tropeço, levantar-se mais forte, com a consciência de que você caiu mas aprendeu com a queda e agora é hora de vencer. Sei que estas palavras podem soar um pouco parecidas com conteúdo de auto-ajuda, mas é fato que as mentes milionárias são mentes super motivadas. Motivação a níveis mastodônticos não fazem mal a ninguém, e só tende a impulsionar você para o alto.

* Contribuição Anderson Makiyama