Ganhar Dinheiro no Facebook

Já percebeu que o Facebook deixou de ser uma simples rede social para encontrar amigos e jogar conversa fora e se tornou um lugar de negócios?

Há 2 anos atrás eu não acreditava que o Facebook fosse “pegar” aqui no Brasil, me enganei totalmente.

Cada vez mais pessoas estão utilizando o Facebook para ganhar dinheiro, a indústria do marketing já está cheia de especialista em diversos micro nichos e utilizam esta rede social para gerar tráfego qualificado para seus sites.

Já vi tanta informação inútil por aí, mas dessa vez me rendi aos ensinamentos do Matheus Beck e o seu treinamento Máquina de Lista Facebook Ads, acredito que seja o curso mais completo sobre como explorar cada canto do Facebook a fim de ganhar dinheiro de uma vez por todas construindo uma audiência customizada de pessoas que estão totalmente interessadas no seu produto. E tudo isso em 4 semanas!

No decorrer desde artigo irei falar o que já deu certo para mim e o que deu errado utilizando o Facebook como ferramentas estratégica para gerar tráfego, contatos e converter vendas.

O primeiro passo ao entrar no Facebook

Ao efetuar seu cadastro no Facebook é importe criar um perfil direcionado para seu negócio, ou seja, crie sua marca pessoal e profissional ao interagir com seus amigos. Ninguém gosta de ver propagandas múltiplas vezes quando não está interessado. Assim, separe seus amigos em grupos e ao publicar sua ‘oportunidade de negócio’ defina somente os potenciais amigos interessados.

Personalização de posts no Facebook

Se você trabalha com Marketing Multinível já percebeu que seus amigos ou familiares são os menos interessados no seu negócio? Portanto, não empurre o que eles não querem a menos que saibam os reais benefícios do que estamos oferecendo. Use a visualização personalizada para trabalhar esses contatos antes de enviar a oferta.

Seu negócio merece uma Página de Fãs

Acredito que a melhor forma de criar um negócio verdadeiramente rentável no Facebook é através de uma Página de Fãs (Curta a Fanpage do blog Brasil Dinheiro), porque existem diferentes formas de explorar essa mídia social a fim de obter sucesso.

O erro mais comum de quem cria uma página de fãs e convidar todos os amigos a ‘curtirem’ ou ir em sites de trocar de ‘curtis’ a fim de aumentar o número do contador. Essa prática não funciona caso esteja interessado em criar engajamento para futuramente oferecer algo aos seus fãs.

Quando sua página de muitas pessoas que não estão a fim ou nem sabem do que sua página se trata, há uma queda no contador ‘falando sobre isso’, que calcula quantas pessoas estão envolvidas com suas publicações.  Uma taxa razoavelmente boa é manter esse número acima de 10% da quantidade de ‘curtidas’ que sua página de fãs tem. Claro, aumente o máximo que puder naturalmente.

Capa Brasil Dinheiro

O problema das Páginas de Fãs

O Mark Zuckerberg prometeu que o Facebook é e sempre será gratuito, eles não mentiu, apenas nos fez acreditar em uma meia verdade. O que quero dizer com isso?

Se você tem uma página de fãs, é bem possível que as suas publicações não alcancem 10% do total de curtidas que sua página possui. Isso mesmo, menos de 10% de todas as pessoas que curtiram sua página vêem seus posts. Veja a imagem abaixo:

Limite de visualização em Fan Pages

Criar engajamento de forma correta

Existem 3 formas de origem gerar engajamento no Facebook:

  • Orgânico – quando as pessoas conseguem visualizar um post naturalmente.
  • Viral – o post aparece para os amigos das pessoas que curtiram, comentaram ou compartilharam.
  • Pago – a publicação tem um alcance dependendo do quanto for investido em publicidade utilizando o botão “Impulsionar”.

Qual destas é a melhor maneira de criar engajamento? Viral, pois quando publicamos conteúdo relevante e que interessa para as pessoas que curtiram nossa página de fãs, então o post é republicado de forma natural, tendo assim maior alcance. Ou seja, mais pessoas que não curtiram a página irão visualizar.

Quando o post tem maior alcance viral do que orgânico a tendência é ganhar novos “curtis” de pessoais realmente interessadas no conteúdo e não meros curiosos.<

Texto x Vídeos x Imagens, o que dá certo?

Por incrível que parece, o Facebook adora texto puro. Pelos meus testes pude comprovar que posts somente texto tem alcance entre 10-12% de visualizações orgânicas e também geram mais engajamento.

Ainda não sei o motivo, mas vídeos são alcance pífio (principalmente quando hospedados no Youtube) e posts com imagens ficam no meio termo, ora o alcance é alto ora ninguém ver a publicação. É uma questão de testes e variação.

O Mito dos Grupos no Facebook

Uma estratégia para gerar contatos para negócio de forma rápida é utilizando os Grupos do Facebook, isso porque dependendo do seu nicho de mercado a quantidade de propaganda que acontece nessa ferramenta é grande, e apesar de ser milhares de pessoas em um único Grupo o alcance seu um post também é limitado.

Mesmo sendo uma forma de geração de tráfego grátis, considero um pouco perda de tempo, visto que um post precisa estar em dezenas de grupos para pode ser ter uma quantidade de cliques razoável.

Existe muito spam? Sim, tem Grupos no Facebook focados em pura e simplesmente propaganda de qualquer tipo de negócio.

Então, qual o problema dos Grupos? Eu considero os “chatos” a maior dor de cabeça. Sabe quando você publica algo e logo em seguida vem alguém e comenta falando de uma oportunidade de negócio? Isso é irritante.

Grupos servem para trocar informação relevante, pelo menos os privados, e muitos não respeitam.

Apesar de ter gerado muitos contatos postando anúncios em diversos Grupos, considero o retorno muito ruim. Utilizo apenas para testar novas ideias, assim tenho uma noção se as pessoas estão ou não interessadas no que tenho a oferecer antes de investir em publicidade.

Publicidade paga com Facebook Ads

Quer gerar tráfego para seu site? Utilize o Facebook Ads.

Quer bombar sua Página de Fãs de milhares de “curtis” altamente qualificados? Utilize o Facebook Ads.

O Facebook Ads é a plataforma de publicidade que mais tem atraído pessoas e onde mais elas têm investido, pois o custo é baixo e o retorno sobre investimento é alto. Claro, tudo isso vai depender de vários fatores.

Fazer anúncios no Facebook é a forma mais simples de se ganhar dinheiro no Facebook, um anúncio é liberado com no máximo 48h se a campanha for direcionada para um link externo, quase imediatamente se for um post patrocinado e 24h se for uma Página de Fãs.

Pelos meus testes evite criar campanhas de anúncios que levem o usuário para fora da rede social, prefira criar uma aba em sua fanpage, assim você ganha um “curtir” (caso tenha uma fan-gate) e ainda promove sua oferta.

O Facebook é também um lugar de negócios

Dentre as dezenas de formas de se ganhar dinheiro na Internet, com certeza o Facebook é uma das mais simples de ser criar um negócio altamente lucrativo. Há uma infinidade de possibilidade do que fazer, apenas temos que testar cada uma e ver se dar certo ou não.

Para minimizar toda a “perda de tempo” andando em círculos sem ganhar nada, o curso Facebook Essencial é ideal para começar, pois toda a experiência da Camila Porto está reunida em um só lugar. É mais fácil comprar a experiência de alguém, do que gastar seu tempo tentando adivinhar o que vale a pena fazer. O que acha?

Então, quer começar ganhar dinheiro no Facebook agora? Clique aqui e conheça o treinamento A Máquina de Lista Facebook Ads, que ensina como criar campanhas no Facebook Ads somente com a audiência que já conhece seu produto.