Desvantagens de Trabalhar em Casa

Trabalhar em casa tem desvantagens? Talvez essa seja sua dúvida neste momento, se há algo ruim nisso, então qual o pior problema?

Para muita gente ter um trabalho flexível, seja de local ou de horário, é o maior sonho. Evitar horas estressantes em um emprego que até a voz do chefe é irritante costuma ser o desejo de pessoas que pensam em trabalhar em casa.

Mas, qual o problema nisso? A ideia pode ser boa, mas na prática…

Listei 6 desvantagens que você deve considerar antes de realmente iniciar seu negócio a partir de casa, veja:

  • Sua família acha que você não trabalha
  • Ninguém diz o tem que ser feito
  • Seu roteiro não funciona
  • Muitas distrações
  • Não saber a hora certa para trabalhar
  • Você é o responsável por todo seu negócio

#1 Ninguém acredita que você realmente trabalha em casa

Enquanto todo mundo acorda cedo e vai trabalhar, você fica em casa dormindo, pois acredita que acordar cedo não irá mudar sua vida, que pode trabalhar a hora que quiser e tem liberdade para isso. Soa familiar?

O problema é que por mais trabalhador que você seja utilizando um computador + internet, ninguém irá vê-lo assim. Isso acontece por causa da nossa percepção de esforço, deixa eu tentar explicar melhor.

Para muitos trabalhar significar literalmente acordar cedo e ir para seu emprego, não importa o que faça, ter um emprego estável com carteira assinada é sinônimo de trabalho, e se for algo pesado, então você realmente está gastando seu tempo em troca de um salário (geralmente baixíssimo).

Quem o ver sentado em uma cadeira na frente do computador jamais irá pensar que está trabalhando, porque para muitos, ficar em casa e no computador significa perder tempo vendo coisas inúteis e jogando conversa fora com os amigos no Facebook ou Skype.

Então, se realmente que trabalhar em casa, esteja preparado para mostrar resultados e “aguentar” o povo no seu ouvido.

#2 Você cria sua rotina

Uma das liberdade de ser o próprio chefe é poder fazer as suas atividade da forma que acha certo sem ser obrigado a fazer algo somente porque Fulano disse. Você cria sua própria rotina a maneira que começa a ficar acostumado com os horários e tarefas que realiza no decorrer do tempo.

A desvantagem é não sabe o que fazer e em qual horário fazer. Crie o hábito de realizar uma atividade de cada vez e evite todas as distrações possível. Afinal, você está trabalhando e não brincando de trabalhar.

#3 Seu roteiro não funciona

Imagina que hoje você pede demissão do seu emprego chato e manda seu chefe para bem longe. Qual seria o próximo passo?

Organizar sua vida pode parecer um problemão no início, seu cronograma de atividade nunca tem fim e seus horários são curtos. Enfim, o dia parece ter 12 horas.

Primeiro, quando temos um negócio online, por exemplo, é importante seguir um roteiro de atividade diárias e realizá-las diariamente, assim cria-se um hábito que posteriormente passará a ser algo natural. Claro, o horário é você quem define, se quer continuar trabalhando pela manhã ao invés da tarde ou noite, a escolha é sua. Identifique os melhores turnos para realizar cada tarefa.

Leia também:

#4 Muitas distrações

Esse talvez seja o maior problema que encontramos ao trabalhar em casa, porque não há um lugar fixo, ora está no quarto, ora na sala, ora na varanda, etc. E em cada lugar as distrações são um fator limitador da sua concentração.

Exemplo:

No momento que escrevo este artigo estou ouvindo barulho de moto e carro passando na rua e, também, o baralho de uma TV ligada no quarto ao lado. Sem falar nos vizinhos que não conversam, fazem competição de grito. Porém, todas as notificações do meu laptop estão desabilitadas e o navegador está em tela cheia, portanto estou focado (ainda que não totalmente concentrado) aqui.

Elimine ao máxima as distrações! Lembra que falei que é você quem define seus horários, pois é aqui está um bom exemplo. Se você tem um blog escolha um horário e um dia que não terá tanto barulho ao seu redor.

#5 Em qual horário devo trabalhar?

Simples, a hora que estiver disposto e confortável para realizar suas atividade diárias. Não saber o horário de fazer cada tarefa irá te levar para o caminho da preguiça e do “depois eu faço”. E já deve saber que seu trabalho não irá saber do lugar.

Uma dica é estabelecer um limite de tempo para cada ponto no seu cronograma. Por exemplo, escrever um artigo para seu blog não deve levar mais do que 2 horas. Divulgar seu blog nas redes sociais não deve levar mais que 15 minutos. Siga uma regra de limite no seu horário e as coisas irão fluir melhor.

#6 Você é o responsável, haja como um!

Você largou seu emprego para ser o próprio chefe no seu próprio negócio, certo? Então, haja como um. Não deixe a preguiça tomar conta. Lembre-se: sem trabalho não há dinheiro.

Estabeleça suas metas diárias, semanais e mensais e busque todo dia chegar mais próximo de alcançar. Não caia no marasmo de não fazer nada ou tirar vários dias de folga se seu negócio ainda não está estabelecido, às vezes pode levar meses para seu trabalho estar automatizado, e em alguns casos nunca estará.

Assim, procure fazer algo que não necessite de sua presença a todo instante, que você pode viajar e seu negócio ainda estará funcionando e gerando dinheiro para você. Dessa forma, o sonho de ganhar dinheiro dormindo não será nenhum pouco uma desvantagem de trabalhar em casa sem um chefe por perto.

Conclusão

Quando dependemos de nós mesmos para alcançar nossos sonhos tudo fica mais simples, até mesmo ao sonho mais difícil de ser alcançado passa a ser um motivo de trabalhar todos os dias, independente do que seja preciso fazer e do tempo que irá levar.

Ter um negócio a partir de casa requer bastante dedicação, principalmente nos primeiros meses, depois é só criar uma rotina automatizada em que a internet irá se encarregar de trazer os resultados.

Foque na sua disciplina, pois quando não se sabe o que está fazendo qualquer caminho parece certo e qualquer resultados irá parecer ruim. Esteja pronto para estudar e até trabalhar mais de 8h por dia, assim que “pegar a prática” esse tempo será reduzido para 8h na semana ou até menos. Só depende de você!