Negócio de Sucesso

Eu não sou muito a favor de artigos que tentam simplificar demais tarefas muito complexas! Eles tendem a passar uma falsa impressão de que as coisas são conseguidas sem esforço ou empenho.

Mas muitos leitores adoram esses tipos de artigos. Muitos os usam como um passo a passo, como um guia para desempenhar determinada tarefa ou processo, e não deixam se levar por essa pseudo facilidade.

Ou seja, artigos desse tipo podem sim, ser muito úteis. O que conta é a maneira que você pretende utilizá-lo. Eu é que preciso deixar meu preconceito de lado.

Sendo assim, preparei um pequeno guia sobre como ganhar dinheiro na internet montando um negócio de sucesso. A visão aqui é genérica e, com certeza, montar seu negócio na internet é mais complicado do que vai parecer aqui. Porém, seguindo essas etapas e levando cada uma delas a sério – com inteligência, tempo e dedicação – as suas chances de ser bem sucedido com um empreendimento online vão aumentar bastante.

Vale ressaltar que a ideia de negócio trabalhada aqui é a mais ampla possível, podendo abordar desde um blog que pretende ganhar dinheiro com anúncios ou programa de afiliados, uma loja virtual de roupas ou até mesmo um site para você oferecer algum serviço que desempenhe.

Chega de enrolação e vamos ao que interessa!

10 passos para fazer seu negócio de sucesso na internet

1º Passo – Decidir um nicho onde se queira atuar

Parece óbvio, mas esse ponto de partida não é claro pra muita gente. Você precisa entender que cada tema  é um nicho completamente diferente do outro. Em qual mercado você quer se aventurar? Saúde e Beleza? Dieta e Nutrição? Roupas e Acessórios? Humor e entretenimento? Sobre o que você gosta de falar? Quanto mais você gostar do assunto do seu negócio, melhor, uma vez que, para divulgar o seu negócio na internet, vai precisar escrever bastante sobre ele.

2º Passo – Encontrar as oportunidades nesse nicho

O que as pessoas estão procurando nesse nicho? Comprar produtos? Soluções para problemas? Informações? Contratar serviços? Por onde o dinheiro circula nesse nicho? Existem oportunidades em todo lugar, você só precisa ficar de olhos abertos para entender quais são as melhores oportunidades para o nicho no qual você quer atuar.

3º Passo – Escolher o plano de negócio que se pretende usar

Qual a melhor maneira de lucrar com esse nicho? Montando uma loja virtual ou anunciando produtos por marketing de afiliados? Cada oportunidade, em cada nicho, possui um plano de ataque que funciona melhor! Pense no quão envolvido você quer estar com o seu plano de negócio: quer anunciar produtos que você conhece e recomenda ou apenas ganhar dinheiro com cliques de anúncios que você nem conhece?

4º Passo – Construir a página que preencherá essas necessidades

Sua estratégia precisa de um site, uma loja virtual, um blog, um Tumblr, uma página no Facebook, um perfil no Twitter ou tudo isso junto? É o seu negócio se materializando no mundo virtual. Você vai precisar de um domínio e, de preferência, uma interface fácil de usar, que torne o processo de lidar com o seu site uma experiência agradável e não um sofrimento. Já ouviu falar do WordPress.org?

5º Passo – Criar a estratégia de conteúdo dessa página

Como produzir conteúdo pra sua página que atraia seu público-alvo que ainda não te conhece? Mais ainda: como seu conteúdo pode fazer seus fans ajudarem você a espalhar sua marca e seu negócio por meio de redes sociais? A melhor maneira de trazer visitantes para suas páginas é produzindo conteúdo que resolva os problemas que eles têm que são relacionados ao seu nicho. Dessa forma, ao procurarem uma resposta e encontrarem você, fica mais fácil para você converter esse visitante em lucro.

6º Passo – Identificar o público-alvo dessas oportunidades

Onde está o seu público-alvo? Quem é ele? Como e onde encontrá-lo na internet? Que tipo de oportunidades esse público procura? Cada público tem hábitos e comportamentos específicos. Se o seu público é jovem ou infantil, com certeza oportunidades que geram lucro por clique ou por ação serão mais interessantes do que aquelas que requerem um cartão de crédito, por exemplo. Entender o seu público é fundamental para um negócio de sucesso.

7º Passo – Levar o público até o seu negócio

Como trazer essas pessoas interessadas no seu negócio até você? Onde estão as melhores fontes de tráfego para a sua página? SEO, mídias sociais, e-mail marketing, e todas as formas de divulgação entram aqui. Afinal, você pode ter o melhor restaurante do mundo, com um ambiente aconchegante  comida caseira feita na hora, e preços bem baixos mas, se ninguém entrar no seu restaurante, seu empreendimento não deve ir muito longe. No mundo online não é diferente: precisamos de clientes para os nossos restaurantes.

8º Passo – Converter seus visitantes em lucro

Conversão é a mágica que transforma o seu visitante em lucro. Para isso, é necessário entreter o seu visitante e, quando ele estiver satisfeito, direcioná-lo para o alvo da sua conversão. Você precisa que esses visitantes executem quais ações? Cliques em anúncios? Compras de produtos? Preenchimento de formulários? Downloads gratuitos? Contratação de serviços? Cada conversão tem sua melhor estratégia.

9º Passo – Manter o sistema funcionando

Como avaliar os resultados alcançados? Como fazer a manutenção do negócio com o mínimo de tempo possível? Os resultados na internet podem ser checados em tempo real! Fornecem dados valiosos e merecem atenção. Faça sempre o acompanhamento das suas ações de divulgação e conversão e não se acanhe em deixar de lado aquelas que não funcionam como se espera. Pesquise sempre sobre ferramentas e tecnologias novas que podem facilitar o seu dia-a-dia.

10º Passo – Encontrar novos canais e novas oportunidades

Para onde mais é possível expandir o seu negócio? Quais canais de divulgação apresentam um bom potencial para ser explorado? Que outras oportunidades podem nascer desse negócio? Saiba enxergar quando é um bom momento para implementar novas estratégias de divulgação ou abordar novos subnichos de mercado dentro do universo do seu público-alvo.

Simples, não? Nem um pouco. Mas também não é nada impossível. A cada dia que passa a internet se torna mais acessível para leigos que queiram se aventurar no mundo dos negócios online. Isso não quer dizer, porém, que obter sucesso seja uma tarefa fácil. Não é. Você vai precisar de disposição para aprender novidades e persistência para não desistir nos primeiros obstáculos. Mas, assim que conseguir montar sua rotina, trabalhando em casa sem nenhum chefe cobrando resultados na sua mesa, vai entender que tudo isso vale muito a pena!

Texto escrito por Henrique Fogli, blogueiro profissional, marqueteiro e empreendedor online. Costuma escrever diversas dicas para aqueles que querem largar seus empregos atuais e descobrir como ganhar dinheiro na internet, trabalhando de casa, sem chefe, sem trânsito e com mais qualidade de vida.