Ganhar Dinheiro com blogs de Nicho

Se tivesse que responder esta pergunta com apenas uma palavra eu diria que sim. Blogs de nicho geralmente são mais lucrativos do que blogs genéricos, porém exige muito mais trabalho para conseguirmos extrair este potencial de geração de receita que o mesmo proporciona. Isto se deve ao fato que as campanhas de programa de afiliados necessitam ser direcionadas ao publico-alvo do blog, o que limita bastante a quantidade de campanhas e anunciantes disponíveis.

Hoje elaborei algumas dicas para quem deseja rentabilizar seu blog de nicho e conseguir o tirar o máximo proveito de sua lucratividade.

Conheça bem seu público-alvo

Este é um assunto que já disse em outros artigos que preparei na internet. Conhecer o publico-alvo é extremamente essencial para qualquer tipo de rentabilização e é a pratica mais comum em grandes portais na internet.

Conhecer características como assuntos de interesse, sexo dos leitores (% de masculino e % de feminino), faixa etária, escolaridade são muito importantes e pode impactar na escolha correta da melhor campanha a ser aplicada, principalmente se o seu blog é de nicho tem um foco específico.

Procurar formas de ter interatividade, como enquetes, posts para buscar opinião, discussões em redes sociais e também através do Google Analytics, são excelentes formas de conhecer melhor seu publico.

Estabeleça as formas de atrair seu público

Baseado no conhecimento que adquiriu a respeito de seu publico-alvo, agora começa realmente um trabalho de garimpagem de campanhas disponíveis em programas de afiliados. A melhor alternativa é sempre se cadastrar em diversas destas redes de afiliados e buscar campanhas totalmente segmentadas ao seu público.

Escolha as que mais se enquadram no perfil de seus visitantes para começar a divulgar. Após escolhidas as campanhas, o próximo passo é estabelecer qual será a melhor forma de abordagem, podendo ser um artigo fazendo um review do produto ou do anunciante, um banner bem posicionado em seu blog ou algum tipo de tentativa de publicação em redes sociais (neste ultimo, tentar um marketing viral pode ser um grande negócio).

Segmente bem as campanhas

Uma outra característica importante que devemos sempre pensar se queremos ganhar dinheiro com blogs de nicho é a segmentação de campanhas. Uma vez que sabemos qual é o nosso publico-alvo e consequentemente qual é o interesse de nosso publico, precisamos veicular campanhas que possam chamar a atenção destas pessoas. Este tipo de ação, faz com que a taxa de conversão aumente significativamente e melhore nossos rendimentos.

Uma vez estabelecidas as formas de atingir seu publico, você deve dar inicio nesta divulgação e acompanhar os resultados constantemente através das estatísticas das campanhas, variando os banners de tempos em tempos. Lembre-se que parte de seus leitores entram com frequência em seu site e, se estiver sempre veiculando os mesmos banners, fará com que ele já perca o interesse pelos seus anúncios.

E você, qual estratégia você utiliza para ganhar dinheiro com blogs de nicho?

Um abraço e até breve!

* Guest Post escrito por Adriano Luz.