blog

Há alguns anos a internet criou ferramentas para que as pessoas conseguissem se expressar com mais facilidade. Os mecanismos de blogs tornaram a criação e páginas pessoais muito mais simples e acessível àqueles que, como eu, não entendem nada nem tem tempo para aprender algo sobre programação web. Assim, foi questão de tempo para diversos blogs começarem a aparecer na internet brasileira.

Mas, nessa primeira leva, poucos eram os blogueiros que faziam isso procurando renda ou que sequer viam em seus blogs uma maneira válida de como ganhar dinheiro. A maioria deles eram criados por hobby e, por possuírem um conteúdo original, criativo e cativante, acabaram ganhando notoriedade e, consequentemente, algum lucro oriundo de anúncios.

Leia também:
4 Dicas Infalíveis Para Ter Um Blog lucrativo com Google Adsense em 30 Dias
– Blogs de nicho que geram $100 por dia com o Google Adsense

Hoje, porém, a ideia é outra. Muitos começam blogs novos já com o intuito de transformá-los em receita, seja para complementar sua renda ou para largar o trabalho chato do dia a dia. Mas muitos ainda encerram suas atividades em pouco tempo, frustrados pela pouca visibilidade e retorno financeiro do seu trabalho.

Portanto vou tentar aqui responder à pergunta: como criar um blog que dê lucro?

Tenha um roteiro e um objetivo

O primeiro passo é o planejamento. Qual o assunto do seu blog? Sobre o que você quer escrever? Depois de ter isso bem definido – prefira sempre um assunto que lhe seja bem interessante e que você tenha determinada experiência para falar sobre ele – é preciso verificar se existe procura de informações relativas ao seu blog.

Essa etapa é chamada de análise da demanda de informação e, sem essa etapa no seu planejamento, o seu blog tem tantas chances de dar algum lucro quanto a de você ganhar uma bolada, jogando na roleta de um cassino. Você pode gastar horas ao longo da sua semana, escrevendo sobre um assunto que pouquíssimas pessoas estão interessadas. E, tenha em mente desde o início – um blog só irá gerar lucro atraindo visitantes. Quanto mais visitantes, melhor.

Qual seu público alvo?

Como verificar essa demanda de informação? A melhor ferramenta disponível é, por incrível que pareça, gratuita. Trata-se da Ferramenta de palavra-chave do Google Adwords. Lá, você consegue verificar quantas buscas mensais são feitas em torno de determinado assunto. A partir daí você consegue ter uma ideia de quantas pessoas estão interessadas no seu nicho de informação.

Mas isso não é tudo. Em posse dessas informações, você precisa pensar: e como eu transformo esses visitantes em lucro? Você pretende utilizar anúncios do próprio Adwords no seu blog? Pretende vender produtos? Quem sabe utilizar ofertas de marketing de afiliados para conseguir rentabilizar o seu blog?

Cada nicho de informação vai ter oportunidades boas e ruins. Se você pretende escrever sobre dieta e nutrição, por exemplo, talvez a melhor maneira pra você otimizar o lucro do seu blog seja trabalhar por comissão com marketing de afiliados de produtos estilo Maxburn, Dietmax, enfim, produtos importados que procuram penetração no mercado brasileiro e fazem das redes de afiliados sua principal ferramenta de divulgação.

Suas comissões costumam girar em torno de 50% do valor da venda, o que sequer se compara às comissões de grandes redes de varejo como Submarino ou Americanas. Anúncios do Adwords, para esse segmento, costumam ter baixo valor e, consequentemente, pagam muito pouco por clique aos seus webmasters.

Foque em um único nicho de mercado

Cada nicho tem suas peculiaridades, porém em praticamente todos ele é possível se pensar uma estratégia para transformar sua página em um ofício, que tome seu tempo mas que lhe pague em retorno. O maior erro que se pode cometer é não planejar – montar uma página entre os trilhões que já existem na internet e imaginar que isso vai render dinheiro por mágica. Planeje sua maneira de conseguir tráfego, planeje a melhor maneira de converter esse tráfego em lucro. Não deixe o seu trabalho ficar à mercê do acaso.

Guest post escrito por:
Henrique Fogli é escritor e empreendedor online desde antes de ser careca. No seu mais novo site – Blog-in Mídia – ele busca ajudar curiosos a se aventurarem na internet, ensinando-os como criar um blog e começar sua carreira em casa.