O fim de ano é sempre uma boa oportunidade para colocar em dia os livros, por vezes esquecidos. Pensando nisso, procurei os melhores livros para compor essa lista e, assim, temos 7 excelentes livros sobre empreendedorismo para presentear no Natal.
1 – A Startup Enxuta (Eric Ries) – livro direcionado para empreendedores, administradores e líderes empresarias sobre um modelo de criar novos negócios, evitando desperdiçar tempo e dinheiro. O conteúdo é bem direcionado para Startups, onde o autor mostrar seus próprios erros ao criar um produto que levou muito tempo para ser tornar algo real. Eu tenho esse livro e posso garantir que serve como um guia para quem pensa em criar seu negócio na internet.
2 – A Arte do Começo (Aki Guy Kawasaki) – um dos estrategistas mais originais e irreverentes do mundo dos negócios, apresenta um guia indispensável para qualquer pessoa começando qualquer negócio, seja uma empresa multinacional ou um grupo paroquial a concretizar suas ideias. Na década de 1980, ela ajudou a liderar uma das grandes empresas do século – a Apple -, transformando consumidores comuns em efusivos divulgadores da marca.
3 – A Menina do Vale (Bel Pesce) – Este livro a história da autora e o que ela tem aprendido em sua jornada empreendedora, além de cita diversos casos de sucesso. São histórias cativantes, que mostram que tudo é possível quando há uma boa ideia e muita dedicação. Para ela, um empreendedor precisa ter foco e por a mão na massa, está sempre voltado em aprender cada vez mais sobre como se constrói uma empresa. A humildade faz parte do seu método de trabalho, e é com ela que Bel compartilha todo o seu aprendizado e conhecimento com o objetivo de ajudar quem quer realizar o sonho do negócio próprio e acreditar no seu potencial.
4 – A Estratégia do Olho do Tigre (Renato Grinberg) – Este livro vai ajudá-lo a desenvolver seu potencial para você: Conhecer suas fortalezas e fraquezas, transformar seus sonhos em objetivos, ser dedicado e resiliente, ser criativo ao resolver problemas, aproveitar as oportunidades, turbinar seu networking, cuidar do seu posicionamento. Garra, determinação, precisão e força fazem parte do comportamento de quem descobriu como ser bem-sucedido. Desenvolva a estratégia do olho de tigre e seja uma daquelas pessoas que toda empresa quer em sua equipe. 
5 – O Livro Negro do Empreendedor (Fernando Trias de Bes) – o livro explora os erros cometidos por empreendedores e, assim, apresenta um aspecto pouco trabalhado na literatura especializada: o aprendizado por meio das histórias de fracassos. O Livro Negro do Empreendedor diferencia-se por mostrar o que não se encontra em manuais e livros de administração.
6 – Práticas de Empreendedorismo: Casos e Planos de Negócios (Tales Andreassi) –  esta obra é um guia de cabeceira, com enfoque prático do desenvolvimento de um novo negócio para empreendedores e também pode ser utilizada como livro-texto para estudantes de graduação e pós-graduação das disciplinas de empreendedorismo e criação de novos negócios.
7 – Investidor Anjo (Cássio Spina) – A obra divulga um novo conceito de investimento e empreendedorismo no Brasil, o investimento-anjo. Destina-se a investidores, empreendedores e jovens estudantes que desejam iniciar um negócio sem muitos recursos financeiros. Os investidores-anjo são profissionais de diferentes áreas que apostam em projetos de organizações novas no mercado. Além de financiar as corporações, eles orientam os empreendedores, indicando clientes, fornecedores e parceiros.
Espero que tenha gostado da nossa lista com sugestões de livros para você. Caso tenha um livro muito bom e queria compartilhar com a gente, deixe um comentário abaixo.