ser produtivo no trabalho

Trabalhar em casa parece ser mais confortável do que trabalhar em um escritório. Não só parece, como essa é uma rotina de muitas pessoas, afinal o Home Office tem ganhado muitos adeptos, principalmente por parte de empresas que querem reduzir custos ao contratar profissionais de várias localidade diferentes. Porém, trabalhar em casa exige disciplina, senão não há trabalho.

A rotina diária de trabalho fora de casa é cansativa, acordar cedo, se deslocar de casa até o trabalho, enfrentar congestionamentos, barulho de buzinas, estresse do chefe, etc. Só de pensar já deixa qualquer um estressado. No domingo você já fica triste porque na segunda-feira começa tudo de novo.

Assim para os que desejam largar o emprego formal e tentar a sorte no mundo dos empreendedores, os escritórios em casa acabam mostrando-se uma boa opção, principalmente do ponto de vista dos custos: economiza-se na condução, no aluguel de um imóvel e até mesmo na alimentação.

Muitas vezes, o trabalho em casa acaba sendo a primeira etapa de evolução de um negócio que tende a crescer. Testa-se para ver se dá certo. Assim, é comum encontrar histórias de quem começou vendendo roupas importadas em casa e de repente abriu uma loja, uma boutique.

Como fazer para ser produtivo trabalhando em casa

Trabalhar em casa não é para qualquer pessoa e nem para todo tipo de trabalho. Para se dar bem no novo negócio é essencial ter alguma afinidade com a atividade que se quer abrir. Tem que ter prazer pelo que faz, senão as coisas não andam.

Se quer trabalhar em casa ganhando dinheiro com uma loja virtual, por exemplo, tem que aprender tudo sobre loja virtual antes de se aventurar.

Todas as recomendações que valem para abrir qualquer negócio se aplicam também para o empreendimento administrado em casa: um bom plano de negócios é essencial, para saber o que vai fazer e como vai fazer.

A maior dificuldade do empreendedor é separar o dinheiro da empresa do pessoal. Cuidado com isso! Para evitar confusão, a dica é manter uma planilha atualizada, pode ser no Excel. Assim fica mais fácil visualiza todas as movimentações de dinheiro do mês.

Manter duas contas correntes, uma da empresa na qual caem os pagamentos dos clientes e os débitos referentes ao negócio e uma pessoal, para os depósitos do pro labore e a quitação das contas da casa, é o mais aconselhável.

Que roupa usar

O vestuário, de maneira simbólica, aponta também a sua disposição para a atividade que vai executar. Mesmo sem casa, não trabalhe de pijama, arrume-se como se fosse de fato sair para o trabalho.

Trabalhar em casa continua sendo trabalho

Para dar credibilidade ao seu escritório em casa, é imprescindível manter a privacidade. É aconselhável reservar um espaço na casa que todos os membros da família reconheçam como “propriedade da empresa”. É recomendado também ter um computador e linha telefônica exclusivo para seu negócio, para não misturar assuntos de família.

Se alimente bem

É comum para quem trabalha em casa pular as refeições, comer apenas um sanduíche porque o dia está apertado. Porém, é importante comer na hora certa, ter um ritual. Estabeleça sua pausa para um lanche, nesse momento esqueça o computador e o telefone.

Se exercite

Trabalhar em casa pode ser compensador pelo tempo desnecessário que você perdia indo ao trabalho, por exemplo, use esse tempo para se exercitar, vá para a academia e melhore sua saúde e consequentemente sua auto-estima, pode ter certeza que até sua produtividade irá melhorar.

Você é chefe agora

Na sua empresa havia um chefe sempre para controlar o que você via no teu computador, distrações eram rapidamente escondidas. Mas, por incrível que pareça, quem trabalhar em casa tem mais cobrança. Dormir até mais tarde, é uma tentação. Sair com amigos. Não precisa de privar disso, afinal você deixou de bater cartão e encarou a insegurança de ser empreendedor justamente para ter mais liberdade. Mas organize a sua rotina de modo que essas pequenas liberdades não prejudiquem seu fluxo de trabalho.

O Poder do Foco

Uma das maiores dificuldades para novos empreendedores é como ser produtivo trabalhando em casa. À princípio tudo parece muito legal, mas lidar com diferentes tarefas no dia a dia da casa pode transformar a tranquilidade em pesadelo.

Ainda me pego bom problemas de organização às vezes, não somente no trabalho, mas nas tarefas das casa.

Por isso sei que devemos delegar tarefas para outras pessoas e ter uma rotina de trabalho. Entender todos os melhores horários para cada tarefa leva um certo tempo de adaptação, mas o quanto antes começar, melhor.

Há três anos eu trabalho exclusivamente em casa, e no começo tudo parece tão legal e divertido que nem me dei conta dos problemas que deixei passar. Morar sozinho é muito complicado, afinal é uma pessoa para fazer um zilhão de tarefas diárias na casa. Imagina no trabalho? E juntar os dois?

Pois é, o dia precisaria ter 48h para conseguir fazer tudo. Já não aguentava mais a rotina e pensei até em voltar a trabalhar como funcionário.

Pesquisando pelo Google sobre como manter o foco durante o trabalho encontrei um artigo do Paulo Vieira que é profissional de Coaching e trabalha há 17 anos com alta performance. Eu nem sabia o que era Coaching!

Nesse mesmo momento ele estava lançando um curso ensinando várias técnicas de como desenvolver uma visão positiva do futuro, foco e poder, auto responsabilidade, como gerenciar frustrações, etc.

Achei aquilo incrível e comprei o curso O Poder do Foco, afinal pelo preço eu esperava que o curso me ajudasse a equilibrar a rotina de tarefas. E foi exatamente isso que aconteceu.

Na minha avaliação o curso O Poder do Foco é essencial para todo e qualquer empresário, não só quem trabalha Home Office como eu, mas para as pessoas que não conseguem organizar a vida e o trabalho.

Sabe quando tudo estressa?

O Paulo ensina de maneira bem clara como acabar com a falta de foco em 28 dias e conquistar seus objetivos mais ousados em tempo recorde!

É uma promessa bem ousado e tenho certeza que irá ajudar muitas pessoas que passam pelo mesmo problema que eu passei.

Se tiver interesse é só clicar aqui.