Botão Comprar

Criar produtos que podem ser vendidos na internet às vezes é bem simples, a maior dificuldade é vender. Montar um blog, um mini site como cartão de visita virtual pode ser fácil, mas criar uma página de vendas que realmente venda seu produto é a grande sacada.

O problema não é com a parte técnica, mas com a estrutura da página, ou seja, carta de venda, elementos de mídia, tamanho do texto, etc.

Uma pagina com aparência profissional é parte muito importante para o desenvolvimento de um negócio rentável na internet e desempenha um papel fundamental no seu sucesso.

O segredo para uma página de vendas eficaz está em escrever sua carta de vendas com palavras persuasivas mas que convençam o cliente que seu produto é realmente bom, não fale de você, fale do produto.

Neste artigo você irá saber quais os principais elementos que uma página de vendas eficaz precisa ter, e como fazer para aumentar o número de conversões do seu produtos. As dicas estão listadas em 10 tópicos, sendo:

  1. Crie mais de uma página de vendas;
  2. Cuidado com a harmonia de cores;
  3. Seja claro e objetivo;
  4. Uma imagem vale mais do que mil palavras;
  5. Esqueça links que levam à outras páginas;
  6. Dê atenção ao que importar;
  7. Utilize vídeos;
  8. Depoimentos;
  9. Senso de urgência;
  10. Use página de confirmação com estilo social

 

No final do artigo, deixe seu comentários com algum item que considere essencial em uma página de vendas voltada à conversão.

1- Crie mais de uma página de vendas.

Quando um usuário clica em um anúncio, seja um link patrocinado ou um link de indicação em algum lugar, ele estar disposto a conhecer mais sobre o que lhe interessa. Se por algum motivo ele clica no link, chega a sua página de vendas e vê um site que não lhe agrada, imediatamente ele sai.

Entretanto, você precisa de um meio que o usuário e seu futuro cliente, não saia sem de mãos vazias, por isso é importante criar mais de uma página de vendas, não só para testes A/B, mas para levar o visitante a uma segunda página caso ele desista de ficar na mesma que ele chegou.

Essa técnica tem dado muito resultado utilizando um negociador automático, que entra em ação quando o usuário clica em fechar a página ou digita um novo site na barra de endereços, um software exibe um alerta tentando convencer o usuário a conhecer mais sobre o produto e, caso ele deseje conhecer, ao clicar em um botão é redirecionado para uma segunda página de vendas.

2- Cuidado com a harmonia das cores

O visitante pode não ser nenhum especialista em design, mas sem perceber, ele ficará desconfiado com textos coloridos e diversos títulos e subtítulos em cores sem uma escala padrão. A aplicação de cores é um item importantíssimo quando o assunto é conversão. Cada cor no seu visual passa uma mensagem diferente, e você não vai querer assustar seu visitante, então use cores em harmonia.

3- Seja claro e objetivo

O usuário fica 5 segundos na sua página antes de decidir sair. O que você quer vender nesse exato momento? Para convencer seu usuário a ficar na página não tente explicar como o produto funciona em todos os detalhes.

Provavelmente você já deve ter visto uma página de vendas enorme e no meio do caminho desistiu e resolveu fechar o navegador, não porque o produto era ruim, mas sim porque a página era grande e não mostrava o que você queria.

A função de uma página de vendas não é detalhar o produto e sim vendê-lo. Use títulos chamativos, e muito cuidado com o humor que só você entende, e além disso, foque no seu público-alvo.

4- Uma imagem vale mais do que mil palavras

Essa frase pode até parecer clichê, mas é pura realidade. O usuário quer saber como é seu produto antes de tê-lo, então abuse de imagens que chamem a atenção e desperte o desejo de compra. Se você vende um e-book ou outro tipo de infoproduto, use um criador de capas profissionais para seu produto. Está provado que utilizar fotos aumenta consideravelmente as chances de conversão.

5- Esqueça links que levam à outras páginas

Jamais tire o seu visitante da sua página de vendas, mesmo que seja para explicar algum termo. É melhor usar texto âncora que levam o usuário para uma parte da página. Entretanto leve o seu visitante a percorrer o mais rápido possível o caminho entre o título e o botão de compra.

Ex: Título > Texto > Oferta > Botão Comprar

6- Dê atenção ao que importa

O botão de comprar deve ser o item mais chamativo da página, afinal é nele que você quer que seu usuário chegue e clique, porém não deve ser ofensivo, agressivo ou fora do conjunto de cores do site. O tamanho tem que ser suficiente para o usuário visualizá-lo em frações de segundo e não hesitar em clicar, logo sua página tem que passar confiança também.

Algo muito usado em páginas de vendas e que realmente funciona é o uso de setas apontando para o botão ou para sinalizar uma ação que o usuário deve fazer, a seta força o usuário a tomar uma decisão, mas não seja invasivo usando imagens piscando ou com cores muito vivas.

7- Utilize vídeo

O vídeo prende a atenção do usuário, com certeza ele irá permanecer mais de 5 segundos na página. Se não for possível investir em um vídeo profissional, crie o seu próprio com uma câmera digital, a imagem do autor do produto passa a sensação de confiança e segurança.

Caso não queira expor sua imagem, em último caso use um vídeo com uma apresentação em power point, entretanto você irá precisar se mais convincente.

8- Depoimentos

Quando bem utilizado, os depoimentos são bem vistos por visitantes, pois demostra que alguém já comprou e gostou do produto. Mas fique atento aos depoimentos, prefira colocar somente o de pessoas especialistas ou pessoas já conhecidas por grande público.

Pessoas desconhecidas não passam confiança, se possível coloque mais informações sobre a pessoa que fez o depoimento, só o nome não convence.

9- Senso de urgência

Dica de ouro. O sendo de urgência, quando bem usado, é capaz de fazer o usuário tomar uma decisão por impulso, seja por uma foto impactante do produto, seja pelo título impressionante, botão atraente, e principalmente pela oferta irresistível ao lado do botão de compra.

Usuário procura logo pela palavra “Promoção”, ainda mais se falar que está esgotando o prazo da oferta, se tiver um brinde, ótimo. As palavras oferta, desconto e promoção agregam valor na decisão do clique e aumentam significativamente a taxa de conversão, prefira utilizá-las próximo ao botão de compra.

10- Use página de confirmação com estilo social

Parabenizar o usuário pela compra do seu produto é regra. O usuário já se tornou seu visitante, ficou interessado e se tornou cliente, ou seja, todas as barreiras entre seu produto e ele foram quebradas, ou seja, o funil funcionou.

Se você tiver outros produtos, aproveite esse momento para oferecer um desconto na compra de um produto relacionado, a chance dele aceitar é altíssima. Também não esqueça das redes sociais, aproveite que a compra foi realizada e agora aproxime ele da sua marca, convide para seguir no Twitter, curtir sua página no Facebook, Google Plus, Pinterest, Linkedin, etc.